Pedro Bial e o muro de Berlim: só na minha memória?

Pedro Bial em 1991. Fonte: Revista Istoé Gente

Pedro Bial em 1991. Fonte: Revista Istoé Gente

Em novembro de 1989 eu era uma garota de 11 anos (entreguei a minha idade!). Havia me mudado fazia pouco mais de dois anos para Natal e morria de saudades de Belém, da minha família, dos amiguinhos da escola, do sorvete de açaí com tapioca da Cairu numa esquina perto de casa.

Puxando a memória, lembro do episódio do muro de Berlim com uma imagem: Pedro Bial (sim, ele mesmo!) falava na TV direto do muro e dizia, emocionado, que aquele era um momento histórico. Se minhas lembranças não me trapaceiam, ele até estava em cima do muro (sem trocadilhos, por favor) e falava alto e forte por causa da gritaria da multidão ensandecida, celebrando ao seu redor.

Pesquisando na internet, no entanto, achei um vídeo da própria Globo, não com Pedro Bial, mas com o repórter Silio Boccanera falando sobre as mudanças na então Alemanha Oriental (VÍDEO AQUI). Me pergunto: será que só eu lembro do Pedro Bial na época do muro de Berlim?

Na minha memória infantil, foi ele o repórter intrépido que participou dessa cobertura. Infelizmente, não achei vídeos sobre esse momento “Bial”. Se alguém tiver ou achar algum link, por favor avise que eu coloco aqui!

Independente dessa confusão de memórias, deixo algumas perguntas a quem queira se manifestar: o que você lembra do episódio da queda do muro de Berlim? Onde estava, o que fazia, como se sentiu? Os relatos que chegarem até mim serão publicados no Memórias do Muro na categoria Mosaico de Memórias. Valendo!

ATUALIZAÇÃO de 06 de novembro de 2009: Um outro post sobre o assunto, onde o próprio Bial revela o mistério. CLICA AQUI.

Anúncios

3 responses to “Pedro Bial e o muro de Berlim: só na minha memória?

  1. A nossa “memória televisiva” é um tanto confusa mesmo. Às vezes fico pensando se o que eu lembro foi exatamente da época ou foi de algumas retrospectivas de anos depois ou uma salada de tudo isso…

  2. eu também tinha a mesma impressão que você… e também me deparei com o Sílio Boccanera….

  3. Esse link esclarece a dúvida:

    http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1372520-16619,00-MURO+DE+BERLIM+SILIO+BOCCANERA+E+PEDRO+BIAL+REGISTRAM+MOMENTO+HISTORICO.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s