Episódio de refugiados na Embaixada Alemã em Praga completa 20 anos

Nos noticiários alemães hoje, reinou a notícia sobre a memória de um episódio dramático, com final feliz para milhares de pessoas da DDR, em português RDA (República Democrática Alemã), mais conhecida como Alemanha Oriental.

Segundo foi lembrado hoje, há 20 anos muitas pessoas da RDA foram passar férias em Praga, na ex-Tchecoslováquia e aproveitaram para pedir asilo na Embaixada da outra Alemanha, a República Federal Alemã (RFA).

Embaixada Alemã em Praga, 1989. Fonte: picture-alliance/dpa/Kemmether

Embaixada Alemã em Praga, 1989. Fonte: picture-alliance/dpa/Kemmether

Em junho de 1989, as pessoas acampadas por lá chegavam a pouco mais de 100. Em setembro de 1989, alguns milhares de cidadãos da Alemanha Oriental, esperavam por uma resposta do então ministro das Relações Exteriores da RFA, Hans-Dietrich Genscher.

Na noite de 30 de setembro de 1989, ele anuncia pessoalmente aos esperançosos acampados na Embaixada Alemã, que todos finalmente podem viajar para o Oeste. Mas com uma condição: a pedido do Governo da Alemanha Oriental, o trem teria que passar por Dresden para que as pessoas pudessem ser registradas e houvesse um controle de quem iria deixar o país.

Mas com essa o Governo ditatorial não contava: ao saber que o trem de partida para o tão sonhado Oeste iria passar pelo território da Alemanha Oriental, muitas pessoas se aglomeraram em Dresden para tentar se jogar no trem e fugir de última hora para a Alemanha Ocidental. Houve  tumulto e confronto com a polícia.

Fazer com que o trem saísse de Praga e entrasse em território próprio, foi uma última tentativa desesperada de controle, vinda de um regime já em decadência.

Não é preciso entender alemão para ver esse vídeo curtinho aí embaixo. É emocionante ver as pessoas gritando de alegria na hora que o embaixador anuncia que elas, finalmente, podem ir para o Oeste.

Anúncios

One response to “Episódio de refugiados na Embaixada Alemã em Praga completa 20 anos

  1. essas historias sao sempre muito emocionantes. Já vistes as reportagens sobre os que fugiram pela Hungria? tambem eh muito “bewegend” beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s