Der Fernsehturm

2009 é um ano repleto de comemorações na Alemanha. Há 60 anos nascia a República Federal Alemã depois de a Lei Fundamental do país ter sido promulgada.  Celebra-se também os 20 anos da queda do muro de Berlim e da Revolução Pacífica realizada na então Alemanha Oriental.

Aniversariante do dia, a Torre de TV de Berlim. Foto: site oficial

Aniversariante do dia, a Torre de TV de Berlim. Foto: site oficial

Dia 03 de outubro é o aniversário de 19 anos da reunificação alemã. E por coincidência, um grande monumento do país completa hoje 40 anos. A torre de TV de Berlim (Der berliner Fernsehturm) é um dos pontos turísticos da Alemanha mais procurados até hoje. Também pudera: sendo o edifício mais alto da capital, com seus imponentes 368 metros, a torre oferece aos visitantes uma visão panorâmica privilegiada da cidade.

Essa construção foi erguida durante o Governo socialista da RDA, que pretendia fazer da torre não somente um transmissor dos sinais de TV, mas também um símbolo da imponência do regime. As formas de sua cúpula deveriam lembrar o satélite soviético sputnik. E a torre deveria reluzir a cor vermelha, símbolo do socialismo.

Ainda hoje, o espigão se mantém um ponto quase onipresente na paisagem urbana, já que pode ser visto de muitos bairros. Para quem visita Berlim, esse é um lugar de parada obrigatória. Aqui, um link com 14 fotos da ilustre aniversariante em vários momentos. As legendas estão em alemão, mas as imagens falam por si.

Pra finalizar, achei um vídeo engraçadinho que faz uma sátira à torre. Vejam logo aí embaixo.

Herzlichen Glückwunsch zum Geburtstag, lieber Fernsehturm!

Anúncios

One response to “Der Fernsehturm

  1. já prestastes atencao, que quando o sol reflete na torre vc pode ver um cruz? segundo ouvi de algumas más línguas é um castigo divino para a DDR pq o estado era contra religioes (opio do povo) hehehe mas enfim, sao 40 anos de “folclore”. Já conversastes com pessoas que continuaram seguindo uma religiao na DDR? tem historias interessantes. E eu amei o vídeo! beijocas Lau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s