Mauer Mob – uma pequena entrevista

Você está planejando vir a Berlim para celebrar o aniversário de 20 anos da queda do muro? É melhor se organizar muito bem: há diversas atividades programadas, especialmente no dia 09 de novembro de 2009. O calendário oficial das celebrações está AQUI (em inglês).

No entanto, eu encontrei um evento não-oficial relacionado ao aniversário da queda do muro, graças às mídias sociais. Há alguns meses entrei na comunidade “Recriando o Muro de Berlim – 9 de Novembro de 2009” do Facebook  (em inglês) e pensei: “Puxa, essa ideia é bem bacana!”.

Mas você deve estar se perguntando: “E que história é essa de refazer o  muro de Berlim?”. Ele será recriado, mas não como o símbolo de repressão que um dia já foi.  Trata-se de uma ação coletiva (em inglês mob) que pretende reunir pessoas e reconstruir uma espécie de “muro de Berlim humano”. Como está explicado no site oficial do projeto (em inglês):

Mauer Mob. 2009 – Reconstruindo o Muro de Berlim é um projeto artístico em larga escala  que acontece  em Berlim, Alemanha, durante as comemorações do vigésimo aniversário da queda do muro de Berlim. A ideia é formar no dia 9 de novembro de 2009 – a noite que o muro caiu há 20 anos – uma linha de pessoas que irão recriar o muro de Berlim com as suas presenças físicas, marcando a trilha onde o muro existia. Centenas e centenas de pessoas irão formar  uma corrente humana que vai se unir no dia 09 de novembro por volta das 8:15 da noite”.

Martin Butler, o organizador da ação coletiva "mauer mob". Foto: Freundenthal/Verhagen

Martin Butler, o organizador da ação coletiva "mauer mob". Foto: Freundenthal/Verhagen

Eu tive a chance de fazer uma entrevista exclusiva por e-mail com Martin Butler, um diretor de performances e curador britânico. Ele é a pessoa que iniciou a ação coletiva “Mauer Mob“.

Memórias do Muro: Onde você estava no dia 09 de novembro de 1989 (o dia em que o muro de Berlim caiu)? O que você sentiu com a notícia?

Martin Butler: No dia 09 de novembro de 89 eu estava em uma festa no (clube noturno) Hacienda em Manchester. Para mim, a queda do muro representou que as pessoas podem mudar a si mesmas se elas quiserem.
.
MDM: De onde surgiu a ideia de recriar o muro com pessoas?

MB: Me pareceu um gesto simples e poderoso.

MDM: Qual a sua maior motivação para fazer essa ação coletiva?

MB: Eu achei que essa é uma data importante para ser lembrada e para se refletir a respeito. A ação faz parte de uma série de monumentos temporários de larga escala que eu estou tentando organizar.

MDM: Por quê recriar um símbolo de repressão?
MB: Eu não peço às pessoas para recriarem um símbolo de repressão.  Eu peço às pessoas para que se unam e pensem sobre divisões… É uma ação positiva e participativa.

.

MDM: Quantas pessoas vocês esperam e quantas já confirmaram presença para o dia 9 de novembro?

MB: O objetivo é preencher a extensão completa do muro, mas se o projeto conseguir somente duas pessoas, ele ainda será um sucesso. No entanto, até o momento nós já temos algumas centenas de pessoas envolvidas. (Nota do MDM: no dia 19 de outubro, o site oficial mostra que 1828 pessoas já se registraram para participar da ação coletiva – inclusive eu. E os números não param de crescer graças ao boca-a-boca das mídias sociais).

Clique na imagem para ir ao site oficial da ação coletiva "mauer mob".

Clique na imagem para ir ao site oficial da ação coletiva "mauer mob".

Clicando na imagem ao lado, você vai ao site onde poderá reservar o seu lugar se estiver em Berlim e quiser fazer parte da ação coletiva nesse 9 de novembro especial.  Não é necessário pagar nada para participar disso e ao se unir à ação, você pode ajudar a fazer desse um momento inesquecível, assim como foi a queda do muro há 20 anos. Espero ver alguém por lá em exatamente três semanas! Quem se habilita?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s