Enrico (português)

Aqui uma entrevista com Enrico Gwinner. Ele nasceu em 1966 na província de Eisenhüttenstadt próxima a Frankfurt Oder, no estado de Brandemburgo. Enrico trabalha como eletrotécnico.

MEMÓRIAS DO MURO – Quais são as suas lembranças dos tempos da RDA?

enrico_DJ

Enrico (esquerda) como DJ na RDA. Foto: arquivo pessoal.

ENRICO – uma infância serena e despreocupada; a vida não era tão agitada, tudo era mais devagar, tranquilo, honesto; uma juventude feliz com companheiros, ida a shows, acampamentos; as coisas não eram tão complexas e burguesas como hoje; 3 anos de serviços prestados à Marinha; sonhos do mundo distante; (lembro de) estar por aí viajando como DJ.

MDM – Onde você estava em 09 de novembro de 1989? Chegou a celebrar? O que pensou e sentiu sobre a queda do muro? Participou de algum protesto contra a RDA?

E – eu estava em casa e por acaso, vi a transmissão ao vivo da coletiva dada por Schabowski; era difícil acreditar naquilo; nós fomos direto no dia 11 de novembro para a Berlim ocidental; eu pensei “ah, vamos ver como as coisas na RDA vão continuar  – tudo ficará melhor”.

MDM – Você teve dificuldades em se acostumar ao “novo país”?

E – foi preciso cuidar de tudo sozinho de uma só vez; cada dia acontecia algo novo, insólito; o tempo passava tão depressa e era emocionante.

MDM – Há algo da época da RDA de que você sinta falta?

E – A sensação de pertencer a um grupo.

Enrico_scotpic

Enrico com sua esposa Simone na Escócia. Foto: arquivo pessoal.

MDM – 20 anos depois da queda do muro de Berlim. O que você pensa sobre essa transição?

E – para mim, pessoalmente, essa transição veio no momento certo; ela foi necessária se não a RDA teria desmoronado como um castelo de cartas (…); eu jamais poderia ter estudado com mais de trinta anos; eu não teria conhecido o meu grande amor, a Escócia; eu fico chateado  com as injustiças contra os antigos cidadãos da RDA, quando as pessoas da antiga RFA se acham no direito de nos julgar.

MDM – O que você pensa sobre a “Ostalgia” dos dias atuais (Ostalgie é um termo em alemão utilizado na antiga região da RDA  e que significa ‘nostalgia do leste’)?

E – é importante reconhecer suas raízes e não esquecer delas, mas não se deve tentar ver tudo cor-de-rosa e dizer que antes era tudo melhor.

MDM – Na sua opinião, quais são as maiores diferenças entre o Leste e o Oeste alemão que ainda existem?

E – nós aqui da então RDA seremos sempre tratados como pessoas de segunda classe. Vai desde os salários até a exploração da infra-estrututura; em parte, as pessoas do antigo país (parte Ocidental) não sabem nada a nosso respeito; (…) ainda são necessárias no mínimo duas gerações até  que a divisão (entre as Alemanhas) seja metabolizada.

MDM – Há alguma história pessoal que você tenha vivido na RDA e que possa compartilhar com o blogue?
E – Desde muito tempo eu sempre quis ser navegador para percorrer os mares. Todos os meus pensamentos e atos foram colocados  para eu alcançar esse objetivo. Primeiro, (seria) a educação profissionalizante e depois no mínimo 3 anos no exército, de preferência na marinha, porque aí ia dar certo mais pra frente.
Quando todo o processo doloroso de enviar currículos e  fazer entrevistas  estava resolvido e eu já podia ficar contente,  foi tudo embora bem depressa.
Depois dos cerca de 3 anos de preparação, verificou-se com os responsáveis que eu tinha muitos  parentes na parte ocidental da Alemanha. Isso na RDA era como um golpe mortal para quem queria seguir esse tipo de carreira.
Mas eu superei e depois, esse indeferimento foi uma espécie de libertação para mim, porque eu pude me desenvolver em direção a onde estou hoje.
Deixe uma Resposta

