Ode à felicidade

Desde o dia 10 de novembro, um comercial da gigante de telecomunicações alemã Telekom está circulando em emissoras de televisão daqui. Achei o cenário bastante familiar na primeira vez que vi o spot na TV. Não matei a charada logo de cara, porque tinha  perdido o começo da propaganda.

Pesquisei na internet e eureka! O comercial foi gravado na estação central de trens de Leipzig um dia antes do aniversário de 20 anos da queda do muro de Berlim.

Vou confessar: moro na cidade e não fiquei sabendo disso. Talvez porque passei o dia 08 de novembro todinho na frente do computador, preparando os posts que iam sair no dia seguinte aqui no Memórias do Muro.

O concerto foi chamado de “Ode an die Freude” ou em uma tradução livre Ode à felicidade. Sob o mote “fronteiras existiam ontem”, a Telekom convidou as pessoas a irem à estação central para fazer parte de uma ação coletiva, até então mantida em segredo.

Paul Potts, o primeiro vencedor do programa Britain’s Got Talent (o mesmo programa que consagrou Susan Boyle) foi a atração surpresa e cantou junto com um coral improvisado naquele momento, formado por mais de mil pessoas que tinham ido à estação de trens para desvendar o que seria essa tal flash mob misteriosa.

Aí vai a propaganda com a Sinfonia 9 de Beethoven cantada por Paul Potts e o “coral sem fronteiras” e regência do maestro americano James Wood. Não deixa de ser uma bela sacada de marketing da empresa. Entenda porque Leipzig é tão importante na queda do muro de Berlim.

Em tempo: não ganhei nada pra escrever esse post e tampouco sou cliente da Telekom.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s