Sandmann

Kinder, liebe Kinder,
es hat mir Spaß gemacht!
Nun schnell ins Bett und schlaft recht schön,
dann will auch ich zur Ruhe geh’n.
Ich wünsch euch gute Nacht.

“crianças, queridas crianças,
eu me diverti!
Agora vão rápido pra cama e durmam bem,
depois eu também quero descansar.
Eu desejo a vocês uma boa noite.”

(tradução livre de trecho da canção do Sandmann na RDA)

Há 50 anos quando soa essa música nos televisores alemães, é chegada a hora de ir domir. Na verdade, o personagem Sandmann já existe desde 1816 quando figurou em um livro do autor alemão E.T.A. Hoffmann. Mas o homenzinho da animação stop motion passou a existir na televisão há exatas 5 décadas. E tudo começou na RDA.

Sandmann no seu aniversário de 25 anos. Fonte: Arquivo Federal Alemão

A tradição diz que as crianças só vão para a cama depois de verem o Sandmann na TV dando boa noite a todos. No final de cada episódio, o bonequinho barbudo traz consigo uma areia fina e a espalha para as crianças. A areinha tem o poder de entregar os pequenos ao mundo dos sonhos.

Daí o nome Sand=areia; Mann=homem.

Em 59 o Sandmann estreou na RDA e apenas 3 anos depois, foi lançada a versão ocidental do bonequinho: o Sandmännchen. Durante 30 anos esses dois “homenzinhos da areia” deram boa noite às crianças da RDA e da RFA, respectivamente.

Com a reunificação das Alemanhas, houve muitos pedidos de que o Sandmann da Alemanha Oriental permanecesse como o oficial. E foi o que aconteceu. Ainda que os episódios sejam atuais, as crianças alemãs continuam a receber o boa noite do mesmo modelo do boneco acompanhado da mesma musiquinha da época da RDA.

Independente de ser do Oeste ou Leste, qualquer alemão que foi criança a partir do início da década de 60 vai sempre lembrar das historinhas e do bonequinho como parte das suas fantasias de infância.

Nesse dia 22 de novembro de 2009, a TV daqui vai ter uma programação especial sobre esse personagem  que pertence a Alemanha, mas não deixa de ser parte da herança da RDA.  Eu que nunca assisti um episódio do Sandmann antes, hoje vou querer receber a areinha mágica para dormir.

E para vocês, dois vídeos: o primeiro traz o trecho de um episódio da época da RDA e o segundo mostra o personagem como era no oeste alemão. Boa noite!

Anúncios

2 responses to “Sandmann

  1. o que eu acho mais legal no Sandmann eh que as criancas primeiro cantam pra ele que ele com certeza ainda tem um tempinho pra assistir o Abendgruß com eles na televisao, bem tipico das criancas: ainda nao, mais um pouquinho eheheh a musica eh que eles cantam no primeiro video q colocastes. Entao eles veem juntos mais um desenho animado e entao o Sandmann canta o texto q escrevestes :D:D:D eu amo, jah assisti varias vezes com os sobrinhos do Lars. Beijos

  2. Adoro o Sandmann (Joao Pestana)! Ele me ajudou muito, pois crianca nunca quer ir para cama cedo e ao amanhecer elas nunca querem limpar o rosto , ainda mais, tirar a meleca do olho. Aí eu pergunto: “Voce já tirou a areia do Sandmann?” E como funciona!!!!! Santo Sandmann! E viva RDA!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s