Um confronto histórico na Copa de 74

A Alemanha ocidental (RFA) sediou a Copa do mundo de 1974. No fim do campeonato mundial, o time liderado por Franz  Beckenbauer sagrou-se vitorioso e recebeu pela primeira vez o troféu da Copa do Mundo FIFA, o modelo que sucedeu a taça Jules Rimet a partir daquele ano e que é usado até hoje.

Jürgen Sparwasser, o jogador responsável pelo gol da Alemanha oriental contra a ocidental. Foto: Rainer Mittelstädt/Bundesarchiv

Mas antes disso, logo na primeira rodada, o time da casa perdeu em um jogo que deve ter sido eletrizante. Na partida Alemanha ocidental (RFA) versus Alemanha oriental (RDA) no dia 22 de junho daquele ano, o jogador Jürgen Sparwasser marcou um gol  tardio aos 77 minutos. O resultado embaraçoso para a Alemanha ocidental, serviu de bandeira política para a RDA.

Especulou-se que Sparwasser tenha sido generosamente recompensado pelo gol com um carro e uma casa, além de um prêmio em dinheiro. Mais tarde, o jogador negou esses rumores. Em 88, um ano antes da queda do muro, ele abandonou o país socialista buscando refúgio na Alemanha ocidental. Ideologias à parte, o seu feito em 1974 ficou marcado. Abaixo há um vídeo contendo o resumo da partida com o gol histórico em uma edição da DEFA, o departamento de cinema e TV da RDA.

(o texto segue lá embaixo contando uma curiosidade).

.

.

Porém, a alegria do time da RDA não durou muito tempo.  Alguns dias depois, os jogadores da Alemanha oriental enfrentaram o Brasil, dessa vez na segunda rodada. Aos 60 minutos, o jogador Rivelino marcou em cima do time socialista e fez 1×0. Com isso, a República Democrática da Alemanha não seguiu adiante na copa de 74. Mas só o fato de ter derrotado a Alemanha ocidental, já foi uma vitória cheia de simbolismos para a RDA.

com informações da Wikipédia.

Anúncios

2 responses to “Um confronto histórico na Copa de 74

  1. Oi! Queria te avisar que dia 08/04 às 19h vou estar apresentando meu livro n”A Livraria” em Berlim. Adoraria poder te ver por lá!
    Um beijo e um queijo,
    Sandra

    • thewallmemories

      Obrigada pelo convite, Sandra. Infelizmente não poderei estar presente, mas desejo muita sorte por lá. Um beijo e boa páscoa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s