Quando tinha o muro – Flix

Cartunista alemão Flix, expõe e ministra workshops em Curitiba e no Rio de Janeiro.

Uma dica para quem está no Rio de Janeiro e Curitiba é visitar a exposição “Quando tinha o Muro – Lembranças daqui e de lá“, que traz vinte estórias em quadrinhos feitas pelo cartunista alemão Flix (página do artista em alemão e inglês).

O site do Goethe Institut Rio explica:

Quais as lembranças de uma geração que viveu tanto tempo em uma Alemanha reunificada quanto em uma dividida?

Dois anos e meio atrás foi publicado na última página do caderno de domingo do jornal berlinense Tagesspiegel uma história em quadrinhos em 12 tiras. “Quando tinha o Muro…” era seu título e narrava a lembrança da infância do ilustrador e quadrinista premiado Flix. Uma pequena história sobre falsas impressões e uma realidade, que para um garoto de oito anos parecia irreal.

A história fez tanto sucesso, que Flix começou a perguntar a amigos e parentes sobre suas lembranças, do que eles se lembravam ao pensar na Alemanha dividida e no Muro de Berlim. Surgiram assim 40 respostas em quadrinhos. Lembranças daqui e de lá, da RDA e RFA, da democracia e da ditadura.

Flix conta, de maneira sincera, versátil, divertida e comovente, as visões infantis da fronteira entre as duas Alemanhas, apresentada nesta exposição com 20 histórias concebida pela Fundação para a Investigação da Ditadura do PSUA.

Leia mais no site do Goethe-Institut Rio de Janeiro.

Segundo a página pessoal de Flix anuncia, o artista vai dar workshops gratuitos nas duas capitais. Em Curitiba será no dia 09 de agosto (informações e inscrições aqui). No Rio de Janeiro, o workshop será no dia 12 de agosto. Inscrições e informações através do e-mail:  bibl@rio.goethe.org

Na capital carioca, a exposição acontece de 2 de agosto a 4 de setembro de 2010 no  Goethe-Institut Rio de Janeiro, Rua do Passeio, 62 – 1° andar – Centro. Mais informações aqui.

Em Curitiba, a exposição começa no dia 07 de agosto, no Goethe-Institut Curitiba, Rua Reinaldino S. de Quadros, 33. Mais informações aqui.

Para quem entende alemão, vale conferir o vídeo feito com os quadrinhos do artista:

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s