20 anos de reunificação

(Veja a queima de fogos a partir de 5’20”)

.

Hoje é um dia especial na terra de Goethe: há 20 anos ocorreu a reunificação das duas Alemanhas. O vídeo acima mostra a festa ocorrida no portão de Brandemburgo, Berlim, no dia 03 de outubro de 1990. Em 2010, mais além de celebrar nas ruas, os alemães aproveitam a data para ver o que de bom foi adquirido nesses 20 anos e observam com olhar crítico quais são os desafios futuros.

A festa da reunificação foi transmitida agora há pouco na TV e no fim da celebração, um vídeo mostrou opiniões da geração que nasceu depois da queda do muro e do país reunificado. Uma jovem moça enfatizou: “pra mim não existe isso de Alemanha Ocidental ou Oriental. É Alemanha.”. Essa é a opinião quase unânime, daqueles que só conhecem as Alemanhas divididas dos livros de História.

Parabéns, Alemanha! Desejo que os desafios de manter um país socialmente equilibrado sejam sempre encarados com serenidade e debatidos com a sociedade de maneira democrática.

Mais sobre a reunificação alemã no especial feito pelo canal de notícias Deutsche Welle.

::::

E hoje é também um dia muito especial para o meu amado Brasil. Dia de eleições. Dia de escolher quem vai nos representar politicamente nos próximos anos. Dia de dizer com nossos votos, que rumos desejamos para nossa terra.

No dia que a Alemanha celebra a sua reunificação, ironicamente eu sofro com a minha divisão: adoraria poder estar hoje no meu país, dando a minha contribuição nesse evento democrático. Mas, perdi o prazo e não pude transferir o meu título pra votar no exterior. Resta-me a frustração de ter que justificar meu voto.

Boa sorte, minha amada terra brasilis!

.

.

Deixe uma Resposta

