Tatort e Polizeiruf 110

Desde que a Alemanha deixou de ser um país dividido, muitas influências foram trocadas entre os dois lados e absorvidas mutuamente.

No aspecto televisivo, dois casos simbólicos são as séries de suspense chamadas TatortPolizeiruf 110. Eu me arriscaria a dizer que elas estão bem arraigadas na cultura alemã, assim como as novelas na cultura brasileira.

É incrível ver como as pessoas se mobilizam todo domingo pra ver as histórias do Tatort, que originalmente é um programa da antiga Alemanha Ocidental e que continua sendo produzido até os dias atuais.

Já ouvi pessoas recusarem convites de encontros casuais no domingo à noite, só pra ficarem em casa assitindo comodamente às investigações dos inspetores e delegados. Para os que preferem sair um pouco e dar uma arejada sem perder o suspense da série, há bares que transmitem o programa em telões.

A série Polizeiruf 110 segue o mesmo padrão.  Com a diferença de que foi uma produção da antiga Alemanha Oriental, que passa até os dias de hoje, tanto em suas versões antigas, quanto as atuais. Não sei se é exibida em bares. Pelo menos, nunca vi o mesmo alvoroço que com a série Tatort.

Confesso que nunca assisti a nenhum dos programas (que coisa mais feia, Ariane!). Eu sei, eu sei. Moro aqui e deveria assisti-los, ao menos uma vez, mesmo que seja por uma experiência “antropológica”. Vou fazer isso assim que possível – de preferência em um bar – e volto a postar sobre o assunto. 🙂

Aqui vai um fragmento de um episódio de Polizeiruf 110. No vídeo de 1973, há poucos diálogos e muitos planos gerais de alguma cidade da RDA (será Berlim Oriental? Potsdam?). Reparem como é uma espécie de arquivo da paisagem da Alemanha Oriental. E na sequência tem outro vídeo com a abertura do episódio como é hoje. Uma diferença gritante. Vejam e continuem lendo o post em seguida.

.

.

.

Agora vamos de Tatort. Vou colocar a abertura da série como era nos anos 70 (adoro o groove da música) e como é hoje. É tudo meio parecido, mas bem diferente (se é que vocês me entendem. hehe). E de bônus, mostro a abertura da série feita toda em bonecos Lego (dessas coisas que a gente encontra e agradece pelo youtube existir!). Play!

.

.

.

.

Anúncios

One response to “Tatort e Polizeiruf 110

  1. Adoro assistir Tatort!!!! E quando o Tatort é em Leipzig…eles filmam várias vistas, apes lindos…Leipzig tem outra cara. bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s